O que é Alternate Picking ou Técnica da Palhetada Alternada? Como funciona?

Resumindo:

O “alternate picking” é uma técnica de guitarra que envolve o uso da palheta para golpear as cordas para baixo e para cima, com a MÃO se movendo de forma alternada e contínua.

É a primeira técnica que qualquer guitarrista deve aprender, pois proporciona rapidamente fluência e precisão, sem muitas regras complicadas para serem aprendidas.

Embora alguns guitarristas prefiram usar outras técnicas em situações específicas, dominar o “alternate picking” é fundamental para qualquer guitarrista.

Em detalhes:

Para tocar bem qualquer música, é preciso dominar uma técnica de mão direita eficiente. Sem essa habilidade, o músico pode adquirir hábitos prejudiciais e, pior ainda, não conseguir tocar as músicas que deseja.

O “alternate picking” é a primeira técnica que os guitarristas aprendem, pois é eficaz e não possui muitas regras complicadas. Embora muitos músicos pensem que essa técnica se limita a tocar para baixo e para cima, na verdade, o objetivo é fazer as palhetadas coincidirem com os tempos e contratempos da música.

O “alternate picking” envolve um movimento contínuo da mão que segura a palheta, seguindo o ritmo da música, indo para baixo e para cima, mesmo quando não está tocando notas (a menos que haja uma pausa longa o suficiente para um ciclo completo do movimento). Portanto, independentemente da duração das notas, aquelas tocadas nos tempos são palhetadas para baixo, e as notas nos contratempos (como colcheias pares ou semicolcheias em ritmos rápidos) são palhetadas para cima. Isso permite incorporar notas ligadas, como “hammer-ons” e “pull-offs”, sem interrupções.

Em resumo, se você tocar duas notas consecutivas nos tempos, ambas serão palhetadas para baixo, e duas notas consecutivas nos contratempos serão palhetadas para cima. Isso mantém um padrão consistente e sincronizado com o ritmo da música. Existem regras especiais para ritmos ímpares, como tercinas.

Essa técnica tem suas vantagens e desvantagens, dependendo das frases que o guitarrista está tentando tocar. A maioria das escalas e ritmos pode ser tocada facilmente com o “alternate picking”. No entanto, arpejos extensos (principalmente aqueles que abrangem mais de uma oitava) são difíceis de serem tocados apenas com “alternate picking” e quase impossíveis de serem tocados rapidamente. Por essa razão, muitos guitarristas preferem usar a técnica de “sweep picking” (como Yngwie Malmsteen, Vinnie Moore e Frank Gambale) para esses arpejos. Além disso, algumas frases são mais facilmente tocadas com técnicas especializadas, como legato, “gipsy picking”, “economy picking” (uma combinação de “alternate picking” e “sweep picking”), “hybrid picking”, “tapping” etc., todas elas com regras mais complexas a serem dominadas.

Apesar das desvantagens, alguns guitarristas, como Al Di Meola e Steve Morse, preferem usar quase exclusivamente o “alternate picking”, argumentando que essa técnica proporciona um som mais consistente e maior controle sobre o timbre.

O “alternate picking” pode ser ouvido em praticamente todos os estilos de música tocados com palheta, desde jazz e bluegrass até heavy metal. Alguns baixistas, como Victor Wooten, usam o polegar para fazer “alternate picking”.