Lembro-me de ter ouvido falar pela primeira vez desse sistema na revista americana Guitar Player, por volta de 1984. Desde então, vi grandes guitarristas, como Joe Pass, usando-o em seus cursos. Aqui no Brasil, tornou-se popular graças ao mestre Mozart Melo.
Com esse sistema, podemos visualizar o braço do instrumento dividido em 5 regiões. Cada região é associada a um formato básico, como mostrado abaixo. A partir desses formatos básicos, é possível aprender escalas e acordes de praticamente qualquer tipo.
O sistema é baseado nos cinco formatos básicos de tríades* maiores encontradas na primeira região.
*Tríades são acordes formados por três notas diferentes, sendo a nota fundamental (ou tônica), a terça e a quinta. Essas notas são tocadas simultaneamente, criando uma sonoridade harmoniosa. As tríades são a base para a construção de muitos acordes utilizados na música, tanto em instrumentos como a guitarra, o piano e o violão, quanto na composição e arranjo de músicas. Elas desempenham um papel fundamental na harmonia e na criação de progressões de acordes. Existem diferentes tipos de tríades, como as maiores, menores, aumentadas e diminutas, que variam de acordo com a qualidade das notas envolvidas. Dominar o conhecimento e o uso das tríades é essencial para compreender e explorar a harmonia na música.
Luciano Menezes é músico e professor de guitarra, violão e teoria musical. Aulas online, presenciais em São Paulo e em domicílio.
Quer saber mais sobre o curso on-line ao vivo? A 1ª aula é grátis.
Clique no botão abaixo e agende sem compromisso.